top of page

Como fazer uma renda extra em meio a uma economia defasada

Devido às dificuldades financeiras, o brasileiro muitas vezes busca formas de ganhar uma renda extra para completar a principal.

RENDA EXTRA - Crise econômica faz com que brasileiros busquem atividades para complementar salários. (Freepik)

Desigualdade, desemprego e dívidas. Estes são alguns adjetivos que definem a realidade do Brasil, principalmente diante da pandemia da Covid-19. Contudo, sabe-se que por trás de uma instabilidade econômica, existe uma gestão mal sucedida, e quem sofre as consequências de forma mais intensa são as classes mais baixas.


Segundo uma matéria feita pelo jornal Nexo, os números do IBGE mostram que a diferença entre aqueles que recebem mais e aqueles que recebem menos, por mês, é exorbitante: R$ 160 é o que ganha por mês uma pessoa que está entre os 5% com menor rendimento habitual do trabalho, muito abaixo dos R$ 28.659 que ganha por mês uma pessoa que está no 1% com maior rendimento habitual do trabalho. O panorama para este ano é que o Brasil registre uma das piores crises econômicas de sua história, ou até mesmo a pior.

Outra questão que tira o sono dos brasileiros são as dívidas. Pesquisas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostram que 65,6% das famílias brasileiras, até dezembro de 2020, estão endividadas. Diante desse panorama, a solução encontrada pela população para ajudar nas despesas diárias é procurar a tão famosa renda extra.


Para a estudante de 18 anos, Maria Eduarda Mello, a fonte principal de sua renda, que é o estágio, não é suficiente para custear suas despesas. Para completar o dinheiro que falta, costura bolsinhas, necessaires e almofadas para vender. “Eu sempre gostei de costurar, e quando percebi que o salário do estágio não seria suficiente, uni o útil ao agradável: vendia minhas costuras para ganhar um dinheiro extra. No começo foi difícil, mas fui insistente, pesquisei no YouTube, entrei em contato com alguma costureira conhecida, até que fui aprendendo tudo aos poucos”, conta a estudante.


A realidade da Maria Eduarda é parecida com a de muitos brasileiros, como a auxiliar de cozinha Cláudia dos Santos, de 35 anos, que faz quitutes para completar a renda mensal. "Ajudo na cozinha de um restaurante, e depois do expediente, faço diversos quitutes para vendas online. É muito importante que façamos algo que gostamos e saibamos conciliar os dois para não sobrecarregar ainda mais a rotina tão corrida”, relata Cláudia.


A dica de Maria Eduarda para quem quer ter uma renda extra, mas não sabe por onde começar, é ter uma quantia separada para conseguir comprar sua matéria prima, e depois se esforçar bastante, ter criatividade e tentar levar algo novo para o público. Cláudia também ressalta que todo mundo tem um dom, mesmo não sabendo. Por isso é importante se conhecer para desenvolver suas habilidade e, assim, ganhar algum dinheiro com ela.


Veja, a seguir, algumas dicas do blog da Nubank de fontes de renda extra:


Vender doces, salgados, bolos, tortas ou marmitas


É preciso comprar ingredientes, ter espaço e tempo para cozinhar, embalar e precificar corretamente cada item – ou seja, saber quanto você vai cobrar pelo produto para não perder dinheiro. Para isso, leve em conta o custo da matéria prima, os custos de operação (água, luz, gás, etc) e o quanto você espera lucrar


Tradução de textos


Para fazer uma boa tradução, não basta só falar bem a língua. Além de ter um domínio proficiente do idioma, é importante lembrar que essa é uma tarefa técnica.


Costura


É importante saber costurar bem e conseguir se comprometer com os prazos dos clientes.


Ofereça serviços: corte de cabelo, manicure, massagem, maquiagem


Além de talento, é preciso muitas vezes investir em algum equipamento e ter agenda disponível para atender pessoas em horários alternativos – geralmente, aos finais de semana.


Aulas particulares


É preciso ter tempo para encaixar alunos na sua agenda – o que pode ou não incluir planejar e corrigir lições. É preciso ter paciência e conseguir transmitir seus conhecimentos de forma clara.


Faça delivery/entregas nos finais de semana


A demanda é grande, por isso é uma boa opção. É preciso ter ou alugar um meio de transporte e estar disposto a trabalhar na chuva, por exemplo, ou em horários de refeição (entrega de almoço ou jantar costumam ser o pico de pedidos de delivery).


Faça tarefas de casa – como faxina ou mudança


Quem tem tempo para dedicar sempre pode se disponibilizar para ajudar em tarefas domésticas/serviços em troca de alguma remuneração. Além de oferecer para amigos e familiares, existem plataformas digitais que podem ajudar a encontrar clientes. Vale lembrar, apenas, que essas plataformas ficam com uma porcentagem dos serviços agendados.


Escreva: trabalhe como redator freelancer


Hoje, a maioria das empresas trabalha na criação de conteúdos – sejam eles para seus sites, materiais internos ou mídias sociais. Existem também plataformas que conectam freelancers a negócios em busca de redatores.

bottom of page