top of page

Professor Polvo: do fundo do mar ao Oscar

Documentário vencedor da premiação mais importante do cinema é muito mais do que uma viagem ao fundo do mar

PROFESSOR POLVO: Documentário mostra relação do animal com um diretor de cinema. (Reprodução: Netflix)

Professor Polvo, vencedor da categoria “melhor documentário” do Oscar de 2021, acompanha a maior parte da vida de um polvo fêmea e sua relação com o diretor cinematográfico Craig Foster.


Após Craig visitar o polvo todos os dias durante quase um ano, e vivido situações inesperadas juntos, ele e o animal criam um vínculo improvável e nunca mostrado antes com esta precisão.


O que faz o documentário “Professor Polvo” tão diferente?


A vida dos polvos: o nosso Professor Polvo é um Octopus vulgaris, também conhecido como “polvo-comum”. Essa espécie termina sua jornada de vida após a reprodução e isso faz com que eles vivam no máximo dois anos e meio. Craig conseguiu acompanhar o polvo por quase um ano. Isso significa que, por quase metade de sua vida, ele teve interações constantes com humanos.


Histórias que emocionam: os que pensam que este é apenas mais um documentário sobre o fundo do mar, estão completamente errados. O Professor Polvo viveu grandes aventuras ao lado de Foster. Passamos por momentos de grande tensão durante uma hora e vinte e cinco minutos. Mas existe a certeza de terminarmos o filme com um sorriso no rosto.


NO STREAMING: Professor Polvo pode ser assistido pela Netflix. (Foto: Louise Zin)

O que o “Professor Polvo'' nos ensina?


Persistência é a chave: quando Craig começa suas visitas, o polvo ainda é jovem. Ele ainda não é um caçador nato, não sabia domar seus predadores, mas não parava de tentar. É brilhante acompanhar como o animal vai criando estratégias para caçar cada tipo de presa.


Conquistar confiança não é uma tarefa fácil: o interessante é que não aprendemos apenas com nosso Professor Polvo. Foster nos mostra o quão complicado pode ser conquistar e manter uma relação de confiança. O início foi difícil, especialmente depois de Craig ter assustado o polvo com uma de suas lentes caindo.


Mas o que poderia ter sido um desastre foi uma das cenas mais bonitas. Ele não desistiu, fez várias pesquisas sobre polvos, analisou seus rastros e conseguiu encontrá-lo. Por mais impressionante que pareça, o Professor Polvo sentiu falta de seu novo amigo.

MUNDO SUBMARINO - Documentário de 2020 é muito mais que um resto biológico. (Foto: Louise Zin)

O documentário “Professor Polvo” está disponível na plataforma de streaming Netflix, e recomendo que assistam.

bottom of page