top of page

Por Outro Olhar abre edital para seleção de novo bolsista

O “Por Outro Olhar - A Redação - Fase II” foi aprovado no Edital 002/2020/UFSJ/PROEX como programa de extensão da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) para os próximos dois anos (2021 e 2022). Por isso, lançou o edital 01/2021 para selecionar um aluno de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei para ser inscrito como seu bolsista.


O programa


A segunda fase do Por Outro Olhar dará continuidade ao programa de extensão que, durante os últimos dois anos, produziu conteúdos audiovisuais mostrando as vozes e as necessidades de comunidades periféricas de São João del-Rei.


A partir de agora, após avaliação da primeira fase, o programa possui horizontes mais amplos do que apenas os vídeo-documentários. Com sua fundamentação teórica e suas pretensões práticas reformuladas, pretendemos ter uma redação mais completa e diversificada.


O Por Outro Olhar terá a intenção de levar aspectos importantes do Jornalismo Cultural e Social para a comunidade de São João del-Rei. A pretensão é abordar - através de cobertura textual e audiovisual - as grandes histórias que estão intrínsecas nas pessoas comuns da comunidade. Além disso, pretende ser um espaço de mídia que viabiliza vozes historicamente caladas. Ser um espaço que olha com atenção as manifestações culturais da região, as personalidades singulares das comunidades periféricas e os elementos e acontecimentos da vida social do seu povo. Um espaço jornalístico que se contrapõem as pautas das grandes empresas de mídia ao fazer um jornalismo que focaliza espaços periféricos e culturas marginalizadas. Um programa que pretende dar voz a comunidade através de produções jornalísticas, que terão o processo de produção e o amparo técnico passado pelas mãos dos estudantes do curso.


O processo seletivo


As inscrições para o processo seletivo abrem na quinta-feira (18/02) e vão até o último dia do mês de fevereiro (28/02). A escolha do bolsista consistirá em três etapas de seleção que irão acontecer entre 01/03 e 11/03. São elas:

a) Atividade prática relacionada a conteúdo fotográfico ou audiovisual;

b) Entrevista individual realizada com os candidatos, de forma remota, pela plataforma Google Meet.

c) Análise do extrato escolar do candidato.


O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 17/03 no portal do Por Outro Olhar.


O edital com todas as as informações pode ser baixado através desta postagem ou acessado através deste link: https://drive.google.com/file/d/1vTCcG7Rhj9s6uk-wgtZ6iW7cypWGZOJg/view?usp=sharing.

Edital 01:2021 Por Outro Olhar
.pdf
Download PDF • 96KB

As inscrições, que como já dito, poderão ser feitas entre 17/02 e 28/02 através do formulário do link: https://forms.gle/Rkm6zfgEKJr2WA2c7.

bottom of page