top of page

Conheça a primeira Biblioteca Pública de Minas Gerais


Foto: BCA/Divulgação/TV Integração

Salas de leitura, estantes cheias de livros, atividades culturais, é a Biblioteca Municipal Baptista Caetano d'Almeida, que recebeu este nome em homenagem a seu fundador e principal incentivador, Baptista Caetano, este que, foi uma figura importante para São João del-Rei. Ele foi um grande político, ocupando cargo de Deputado da Assembleia Legislativa pelo Partido Liberal, entre 1830-1838. Também adquiriu a primeira tipografia da Vila de São João del-Rei e foi o dono do jornal “O Astro de Minas”. Foi ele quem adquiriu e doou o terreno onde foi construído o Paço Municipal. E também o principal idealizador e financiador da Biblioteca.


As primeiras iniciativas para criação de uma Biblioteca Pública em Minas Gerais aconteceram em 1824. Mesmo sem apoio financeiro governamental, Baptista Caetano d'Almeida arcou com todo o dinheiro investido e os livros do acervo. Após três anos de planejamento, foi inaugurada a primeira biblioteca pública de Minas Gerais, em São João del-Rei. Inicialmente, a Biblioteca Municipal Baptista Caetano d'Almeida contava com 800 volumes, todos da coleção particular de Baptista Caetano. Atualmente, o acervo conta com mais de 28 mil volumes, entre materiais literários, didáticos e jornais raros.


Além do acervo muito completo, a Biblioteca também oferece alguns projetos culturais, como saraus, Cineclubes, leituras de histórias, este último em que os contadores visitam escolas de São João del-Rei e realizam brincadeiras com os alunos. Atualmente, a Biblioteca funciona na Praça Frei Orlando, 90, seu acervo de obras raras e antigas se encontram sob a guarda da Universidade Federal de São João del-Rei, UFSJ, em regime de comodato, em que os bens devem ser infungíveis, ou seja, não podem ser substituídos por outros da mesma qualidade, espécie ou quantidade. O objetivo é perpetuar as ideias de Baptista Caetano, "um dos mais úteis estabelecimentos para o aumento da instrução da mocidade da nossa Pátria", ele acredita na grande importância que tem o estímulo à leitura, cultura e conhecimento.


bottom of page