top of page

A televisão e os meios de comunicação online

A combinação entre TV e internet é necessária na contemporaneidade

Imagem: Erik Mclean on Unsplash

A televisão está presente na vida da maioria dos brasileiros. É raro chegarmos na casa de algum conhecido e não ter uma televisão na sala, mas nem sempre foi assim. Em um passado não tão distante, ter uma televisão em casa era para minoria, mas ao passar dos anos, a televisão popularizou e a maioria dos brasileiros tiveram acesso.


Neste ano, o Brasil celebra os 70 anos da primeira transmissão, que ocorreu em 1950, e que também foi a primeira da América Latina. A emissora responsável pela transmissão foi a TV Tupi e desde então foram surgindo outras emissoras. Com os avanços tecnológicos, em 1972, foi inaugurada a primeira transmissão em cores da televisão brasileira, e atualmente, a televisão sofre mudanças constantemente, tanto com a qualidade de imagem e também com os conteúdos.


Os avanços tecnológicos ajudaram muito as emissoras. Por exemplo, atualmente é possível acessar essas estações de televisão até mesmo no celular, o que muitas vezes facilita quando desejamos ver algum conteúdo. Não é mais preciso ter uma TV, e há muitas vantagens nisso, até mesmo quando você sai de casa e não chega no horário que você pensava. Basta ter acesso a internet que é possível acessar a emissora e assistir e continuar se informado em qualquer lugar. Quando chegar em casa, caso queira, poderá dar continuidade de uma forma mais confortável assistindo em uma televisão. Ou também, quando não se têm uma TV em casa, é possível ter acesso aos mesmos conteúdos.


Com a popularização das redes sociais e plataformas de streaming, algumas pessoas achavam que a televisão poderia extinguir. Nos dias de hoje, grande parte da população utilizam mais os meios de comunicação online. Contudo, a televisão continua presente no cotidiano de grande parte da população, tendo sua importância, impacto cultural, e influência, assim como os meios de comunicação online. Ambos se complementam, podendo possibilitar mais informações e flexibilidade para acessar as emissoras. Atualmente, quando acontece algo - em minutos - o mundo já fica sabendo, e isso se deve a esta excelente combinação. As informações são extremamente rápidas e relevantes.


Portanto, é graças a primeira transmissão e todos os avanços tecnológicos, que hoje temos acesso a diversos conteúdos de alta qualidade, tais como todos os tipos de telejornais, novelas, reality shows e entre tantos outros. Existem conteúdos para todas as pessoas e para todas as idades, para encontrar só é necessário ligar um aparelho que há transmissão televisiva e desfrutar. Consequentemente, como tudo, é necessário filtrar as informações e conteúdos. Dessa forma é impossível resistir a um bom conteúdo televisivo.


...


Gabriela Clara Gomes, 18, é natural de Igarapé, região metropolitana de Belo Horizonte, e estudante de Comunicação Social - Jornalismo na UFSJ. Sempre gostou de escrever, e é fascinada por fotografia. Quando conheceu o programa de extensão, Por Outro Olhar, aproveitou o ensejo para externar suas perspectivas sobre diversos temas.


...

Comments


bottom of page